Como Escolher a Carreira Certa e Evitar Frustações

Conhecer sobre a profissão que deseja seguir é muito importante para evitar futuros arrependimentos

DICAS DE COMO ESCOLHER A CARREIRA CERTA

Se você está indeciso sobre a profissão que vai escolher, não se preocupe, essa dúvida é muito comum entre os jovens. Nesta situação, é imprescindível o autoconhecimento, suas habilidades e seus interesses pessoais. Confira algumas dicas para fazer a escolha certa!

  1. NÃO TENHA PRESSA

Escolher a profissão certa requer calma e atenção, o imediatismo é uma característica comum nesta época da vida, no entanto se você está em dúvida é melhor dar um tempo e aguardar o vestibular do próximo semestre ou do próximo ano. De qualquer modo, mesmo que você venha a mudar de carreira no futuro, não vale à pena perder tempo fazendo um curso do qual você não não se identifica. Por isso, pense muito bem quando for escolher sua profissão.

  1. CONHEÇA A FUNDO SUA ÁREA DE INTERESSE

Procure conhecer bem a si mesmo, liste seus principais interesses e talentos. Você gosta de humanas, exatas ou biológicas? Você é uma pessoa comunicativa ou introspectiva? Gosta de lidar com pessoas, números ou se interessa mais por pesquisas? Faça uma lista de suas preferências e habilidades, escolha cursos com os quais identifica mais e pesquise a fundo.

Imagine-se no futuro seguindo a carreira que escolheu. Como você se vê? Infeliz ou realizado profissionalmente? Pense nisso e escolha com cautela.

trabalho

  1. ESCOLHER UMA PROFISSÃO SÓ DEPENDE DE VOCÊ

Não deixe que seus pais e amigos decidam por você. É comum os pais escolherem a carreira de seus filhos, ou até mesmo os amigos influenciarem em suas escolhas.  Não permita, pois a escolha de uma carreira errada pode ter prazo de validade ou tornar-se um fardo futuramente. Cabe a você realizar seus sonhos.

No entanto, caso você faça a escolha errada você, desista do curso. Tire o tempo que precisar para pensar e analisar outras opções e reveja seus conceitos, assim que decidir o que realmente pretende fazer comece um novo curso. Nunca é tarde para desistir e recomeçar.

  1. PROCURE UM PROFISSIONAL E FAÇA UM TESTE VOCACIONAL

Escolher uma profissão entre os 17 e 20 anos é muito difícil, nós mal sabemos o que queremos como escolher um trabalho que, supostamente, irá nos sustentar pelo resto da vida? Se você está inseguro com relação a qual decisão tomar, o teste vocacional é uma das melhores opções.

Nessa etapa decisiva da sua vida, não é só com psicólogos que você pode conversar. Podem atuar como orientadores vocacionais todos os profissionais da área da educação, incluindo professores, diretores e coordenadores, além, é claro, dos profissionais que já estão no mercado.

Sempre quando surgirem dúvidas para as quais você não conhece as respostas, busque auxílio. Acredite nos métodos: você pode até achar que testes não funcionam, mas, quando menos esperar, uma área que desperta seu interesse e é compatível com seu perfil vai ser encontrada. Mantenha a calma, o foco e boa sorte!